7 de janeiro de 2014

Maputo deserto


 
A última semana do ano em Maputo foi passada de forma muito calma, calmíssima mesmo, pois a cidade estava deserta. As escolas estão em período de férias grandes, Dezembro equivale ao mês de Agosto em Portugal e grande parte das empresas também encerram. Gostei de andar nas ruas sem trânsito, sem dificuldade em estacionar onde quer que fosse, na verdade não me desloquei muito, pois quase tudo se encontrava fechado, e uma vez que foi dada tolerância de ponto os supermercados e bancos também estiveram encerrados quase toda a semana. Aos poucos os portugueses e outros europeus vão regressando “à base” e devagarinho o dia-a-dia vai voltando ao normal.

No fim-de-semana fomos ao fish market, escolhemos o peixe que nos apeteceu para almoçar e pela primeira vez aceitámos que fosse cozinhado ali mesmo. Estão sempre pessoas à espera para nos levar para uma espécie de esplanadas reunidas em que cada espaço tem uma cozinha numa "barraquinha" associada e é uma luta a ver quem mais cativa clientes.

Escolhi duas lulas com tamanho considerável, mas quando chegam ao meu prato apercebo-me que só estava uma e meia! Quando chamo a empregada e a confronto com o óbvio, diz com muita naturalidade que foi assim que comprei… Só mesmo aqui realmente, ri-me o que é que podia fazer, não me ia aborrecer porque sei que não ia adiantar nada, é assim em terras de África. Da próxima vez, já sabemos que convém acompanhar o peixe ou o marisco desde a compra até chegar ao nosso prato!

Outra vez fomos também enganados quando comprámos lagostas, escolhemos as que queríamos e o vendedor em algum instante que não nos apercebemos trocou-as e quando pegou nelas para as colocar no saco mexia-as tanto com as mãos que aparentemente pareciam estar vivas, mas não estavam… Eram outras… Temos de estar sempre em cima do acontecimento!

Estamos a entrar no pico do Verão em Moçambique e o melhor da semana foi ter passado o primeiro dia de Janeiro a banhos numa das piscinas dos vários hotéis da cidade. Um belo dia de sol tão diferente do que estamos habituados.

Bem vindo 2014!

Sem comentários:

Enviar um comentário