11 de novembro de 2013

Macaneta


Dia 10 de Novembro é dia da Cidade de Maputo e por isso feriado, mas uma vez que este ano foi um Domingo, passou para 2ª feira... E fim-de-semana prolongado é sinónimo de sair de Maputo e aproveitar o sol!

Conhececi Macaneta, uma localidade que fica a pouco mais de 30 Km da cidade de Maputo.

A aventura começa logo quando atravessamos a curta distância do rio Incomati, através do batelão, uma espécie de jangada em ferro, sendo o único meio existente que faz a ligação entre Marracuene e Macaneta.

O rio é envolvido por pântanos e um processo aparentemente simples do carro entrar para o batelão, exige muito conhecimento e logística, pois dependendo da corrente do rio, o nível da água condiciona e muito a entrada e saída das viaturas para o batelão. Ora bem, os carros são escolhidos de acordo com o peso, primeiro os mais robustos de forma a permitir que os carros mais leves possam subir de seguida com maior facilidade evitando baterem com o pára-choques no chão, uma vez que a inclinação é muito acentuada, e quando me refiro a carros, são  jipes e 4x4, outros automóveis não conseguem passar sequer a 1ª etapa de ir a Macaneta (a do batelão) e as etapas seguintes que são uma verdadeira aventura em terrenos arenosos com uma altura considerada, o que impede muitos jipes seguirem caminho e terem que optar por caminhos mais acessíveis.

Nós seguimos apenas por intuição e deixámos à sorte a praia que iríamos ter acesso. Chegámos a uma praia deserta com uma extensão de areia infinita e conseguimos avistar ao longe grupos de pessoas, por tanto fomos dar a um local mais reservado e tivemos o privilégio de ficar numa praia “privada” e foi usar e abusar de banhos de mar quente até nos cansarmos, o que não aconteceu… Mas ao fim de algumas horas, decidimos ir procurar um restaurante para almoçar.
 
Encontrámos um Lounge, uma propriedade privada que para além de ter espaços destinados a tendas, tem bungalows na areia de acesso à praia e fiquei deliciada já a imaginar os maravilhosos fins de semana que poderei ali passar, conheci mais um paraíso em Moçambique!

A seguir ao almoço voltámos à praia, desta vez a de acesso pelo Lounge, mais frequentada, mas nem por isso menos simpática.

Renovei o meu brozeado e carreguei baterias para os próximos tempos.

Foi mais uma aventura em terras de África!

Sem comentários:

Enviar um comentário